Gestão de ligações baseada em IEEE 802.21

Citation: André Prata, Daniel Corujo, Diogo Gomes, "Gestão de ligações baseada em IEEE 802.21", Universidade de Aveiro, Dec 2012

Abstract

Recentes avanços nas telecomunicações conduziram a uma combinação de várias interfaces de acesso à rede num único dispositivo. Os programas de gestão de ligações atuais lidam com as diferentes tecnologias individualmente, e baseiam a seleção da rede de acesso em parâmetros tais como a potência de sinal, ou taxa de transmissão máxima. Nem sempre estes mecanismos refletem a performance real de uma rede, levando a uma experiência de acesso fraca.

Neste trabalho é implementada uma framework de gestão de lig- ações inovadora, baseada na norma IEEE 802.21. Esta norma disponibiliza mecanismos que facilitam e otimizam handovers entre diferentes tecnologias e a seleção de ligações através da troca de informações entre as entidades da rede e o terminal, incluindo infor- mação de QoS, desempenho ou outras características. Além disso, a norma permite a gestão de dispositivos independentemente da tecnologia, através de uma interface uniformizada ao nível da camada de ligação de dados.

Em virtude da extensão desta interface com mecanismos multi- camada, a nova framework possibilita a configuração asbtrata das interfaces de rede, incluindo a associação, configurações de segu- rança e endereçamento IP. O acesso a informação da rede capacita ainda os gestores de ligações para a realização de melhores decisões, tendo em conta o estado da rede e os requisitos das aplicações do terminal.

Esta framework é integrada com as ferramentas e applets de configuração de rede do sistema operativo GNU/Linux, através da substituição transparente da aplicação NetworkManager. Em com- paração, a nova framework apresenta overhead insignificante, uma quantidade de código inferior e melhor consumo de bateria, além de mecanismos otimizados para ligação oportunística.

Information

Publisher: Universidade de Aveiro